11 de maio de 2006

Crime Ferpeito – Alex de La Iglesia



Não me lembro bem aonde li uma entrevista de Alex de La Iglesia onde ele se declarava o melhor diretor de cinema no mundo, apenas superado por seu conterrâneo Bunuel. Obviamente ele “abusou” nesta declaração. Mas acredito mesmo que o que ele queria era fazer graça como nos seus filmes. Mas não se pode negar seu talento. Apenas assisti a este Crime Ferpeito e estou doido para assistir aos seus outros filmes já produzidos, que dizem, serem bem mais ousados e abusados do que este que está em cartaz. O cara tem cinismo e talento de sobra, coisas necessárias neste cinema atual.

Neste filme vemos a história de Rafael (Guilhermo Toledo), vendedor de um grande magazine. Sua vida é exatamente como ele sonhou, aquele “espetacular” mundo de consumo e gastos. Ele se sente no próprio Paraíso e sua vida corre às mil maravilhas, sendo amado e amante das mulheres (vendedoras) e admirado e respeitado pelos homens (vendedores), até que um imprevisto acontece e... Sua vida vira de ponta cabeça, quando entra em sua vida, uma outra vendedora de nome Lourdes (Mônica Cervera), que ele nem notava. Ela torna-se cúmplice involuntária de um crime seu.Começa aí sua descida aos infernos, e tudo que ele havia planejado para si, se perde nas imposições de Lourdes.

É impressionante como Iglesia consegue ser despachado, ácido e sanguinário, sem um minuto sequer cair no estereotipo, no vulgar. O melhor exemplo é a cena da vítima sendo “cortada” para ser queimada.Sua direção sabe chegar sempre no limite, nunca sendo de mau gosto ou exagerado. Lembra até Almodóvar no inicio de carreira. O cara tem talento e seu filme é delicioso de se ver.

Vários filmes são citados na história, como Ensaio de um Crime (Bunuel), ou Anatomia de um Crime (O t t o Preminger). Filmes que Rafael assiste para “aprender” a praticar o tal Crime Perfeito, que se torna Ferpeito. Serve de homenagem aos cineastas que Iglesia mais admira. Bela homenagem de um discípulo com talento e futuro no mundo do cinema.

3 comentários:

  1. lembro que achei muito ruim o filme anterior dele que entrou em circuito, perdita durango.

    tenho o dia da besta gravado.

    ResponderExcluir
  2. Serge, empresta para mim.Quero ver os outros filmes desse cara.

    ResponderExcluir
  3. Great site lots of usefull infomation here.
    »

    ResponderExcluir