26 de julho de 2006

Elza e Fred Um Amor de Paixão – Marcos Carnevale


O que falar de um filme que narra o encontro romântico entre dois velhinhos que no limiar da vida, se vêem apaixonados e cheios de vida. E além disso são extremamente carismáticos e engraçados, levando o cinema todo a gargalhadas deliciosas?

Elza e Fred são assim: deliciosos. Não tem como não adorar os dois protagonistas deste filme. Logo de cara, todos os amam e torcem por eles.

Fred se muda a um novo prédio, logo após ficar viúvo, no qual terá Elza como vizinha. Ela, muito atirada e comunicativa, tenta viver intensamente cada dia, enquanto Fred é um hipocondríaco e quieto senhor. Mesmo com essas diferenças, e pela insistência de Elza, essas diferenças são superadas, e nasce uma paixão nessa amizade tardia. Em meio a cenas sempre engraçadas, e diálogos a respeito da velhice afiados, acompanhamos esse amor tardio com um sorriso nos lábios.

Muito há que se louvar os atores, que certamente estão nos papeis de suas vidas, principalmente Manuel Alexandre, que dá um banho de interpretação com seu Fred, que pacato, vai se soltando.

Mas também daí começam os problemas, pois se os atores são ótimos, fica claro que o diretor deixou toda a carga do filme, na interpretação dos atores, e esqueceu de toda a estrutura e forma do filme.

Mesmo tendo gostado muito do filme, quando ele acaba, temos a sensação de que faltou algo, e isso é a forma, a construção das cenas. Tudo sempre é aquém do que se poderia. O maior exemplo é uma das cenas finais, na Fontana de Trevi em Roma. Poderia ser o ápice, a grande cena do filme, fazendo com que ele crescesse em imagem e emoção, mas fica tudo pequeno. Parece até que a famosa fonte é menor do que realmente o é.

Um belo filme de atores, que poderia ter sido melhor nas mãos de um outro diretor, mas que infelizmente se limitou no carisma de seus atores. Talvez, Carnevale tenha se preocupado excessivamente em não cair no piegas devido ao tema, e isso, justiça seja feita, ele consegue. Mas poderia ter feito mais com tão bom material.

Um comentário:

  1. Amigo, assisti esse filme e gostei muito, tanto que quero dá-lo de presente a uma pessoa muito especial, mas não consigo encontrar para comprar ou baixar, você tem alguma informação nesse sentido? Obrigado.

    jesuino90@uol.com.br

    ResponderExcluir