23 de novembro de 2006

Volver – Pedro Almodóvar


Demorou um pouco para eu comentar a respeito deste filme aqui no blog. Talvez porque eu quisesse dar um tempinho para “assentar” o filme na minha cabeça. Todo filme do Almodóvar, eu espero com muita ansiedade, já que o espanhol é para mim o melhor cineasta da atualidade. Depois de três obras-primas seguidas (Carne Tremula, Tudo Sobre Minha Mãe e Fale Com Ela), o diretor errou na mão com “Má Educação”. Parece achar seu caminho novamente com este novo filme. Mas não é uma obra-prima como os outros. Acho que eu estava mal acostumado.

Adentrando novamente no universo feminino (área onde Almodóvar tirou seus melhores filmes), vemos a estória de algumas mulheres vivendo e revivendo situações extremas, entre estupros e mortes de homens canalhas. O elenco de mulheres é primoroso, a começar por Penélope Cruz que mais “cheia,” compõe um personagem que homenageia atrizes italianas como Anna Magnani e Sophia Loren. Fora o retorno de Carmen Maura, atriz Almodovariana por excelência.

O que mais chama a atenção neste filme - e que é uma característica do diretor em seus outros filmes- é como viramos cúmplices dos crimes praticados na estória. Em “Volver” alguns crimes são praticados, mas imediatamente ficamos do lado do criminoso, como se tudo o que foi feito tivesse uma justificativa, e tem. É como se o diretor quisesse nos mostrar que numa hora de desespero, todos os fins justificam os meios, e nossa (público) cumplicidade prova que ele tem razão. Em nenhum momento achei que o crime de Raimunda iria ser investigado. Ocorreu, passou, segue a vida. Entre fantasmas e culpas do passado e do presente.

Doenças, culpas e fantasmas rondam a vida daquelas maravilhosas mulheres. Almodóvar parece ser o “Chico Buarque” do cinema, tamanha facilidade para adentrar no universo feminino. Vai até a alma de suas mulheres espanholas. E mesmo não fazendo uma outra obra-prima, merece todos os aplausos por mais um filme único.

Abaixo coloco minhas notas, e em ordem de preferência, os filmes do diretor:

1 – Fale com Ela (02) * * * * * Obra-Prima Total!!!!
2 – Tudo Sobre Minha Mãe (99) * * * * *
3 – Carne Trêmula (97) * * * * *
4 – Ata-Me! (90) * * * * *
5 – Matador (86) * * * * *
6 – De Salto Alto (91) * * * * *
7 – Mulheres a Beira de Um Ataque de Nervos (88) * * * *
8 – A Lei do Desejo (87) * * * *
9 – Maus Hábitos (83) * * * *
10- A Flor do Meu Segredo (95) * * * *
11- Labirinto de Paixões (82) * * * *
12- Volver (06) * * * *
13- Que Fiz Para Merecer Isto (84) * * *
14- Má Educação (04) * * *
15- Pepi, Luci e Outras Chicas Del Monton (80) * * *
16- Kika (93) * * *

9 comentários:

  1. Filme indispensável, mas não tão surpreendente....
    Gosto muito de filmes nesse estilo de drama...
    Abraços...
    http://eco-social.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Beto.
    Vou ver esse filme de novo nessa semana porque, como já te contei, dormi durante a projeção quando o vi na Mostra. Shame on me!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. É Willian, vê se não perde "O Céu de Suely", a grande surpresa do ano, este sim , indispensável.

    Assista sim Alê. É muito delicado, também assistirei novamente, só não sei quando.
    Beijo,
    Beto

    ResponderExcluir
  4. Revi ontem, Beto.
    Gostei muito mas, pra mim, ficou aquém de muitos outros filmes dele.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida que não é um dos melhores Almodovar. Mas um dele mediano, vale por centenas de outros filmes que tem por aí, não é?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Totalmente de acordo! Sempre digo isso em relação ao Woody Allen, mas isso também se aplica, sem dúvida, ao Almodóvar.

    ResponderExcluir
  8. Essa regra se aplica também ao Woody Allen e ao velho e bom Clint.Três gênios! Se bem que, ao contrário de todo mundo(fui até xingado de burro por um portugues no blog)não gostei do último do Allen.

    ResponderExcluir
  9. putz, eu jamais conseguiria fazer uma lista dessas, porque gosto de todos os filmes de almodovar que assisti (só falta labirinto de paixões e os curtas underground do início da carreira). mas no topo da lista eu jamais colocaria fale com ela, e muito menos kika no último lugar. pela sua lista, percebe-se que você prefere a parte mais comercial da obra do espanhol, e despreza um pouco aquilo que não é sofisticado. bem,como ja disse, gosto de absolutamente tudo. no topo da minha lista eu colocaria... quem sabe maus hábitos ou... ata-me.

    ResponderExcluir