10 de janeiro de 2007

Diamante de Sangue – Edward Zwick


A certa altura do filme, o personagem de Jennifer Connelly diz que precisa de provas sobre a forma ilícita de como os diamantes são comprados, pois mostrando ao seu país - os Estados Unidos - a forma como são conseguidas as pedras preciosas do título, ninguém ira comprar mais. Só que o filme mostra o tempo todo exatamente o contrário, não pelas provas conseguidas, e sim pela forma como é mostrada a estória ao longo de mais do que duas horas e meia de projeção.

Com um aparente engajamento, por causas nobres.Vemos um filme longo que pretende mostrar as injustiças e barbaridades cometidas na África, mas na verdade só temos uma desculpa boba, para sermos bombardeados com muita ação e pouco aprofundamento sobre as reais causas daquilo tudo.Parece uma coisa rala, uma espécie de denúncia de direita, nos mostrando que na verdade não tem denúncia nenhuma, só nos tímidos letreiros finais.

Seja em qual país da África for, todos seus habitantes são mostrados como verdadeiros bárbaros sanguinários, que só conseguem um pouco de racionalidade, com a ajuda mais que especial, dos brancos bacanas de boa intenção do ocidente. Chega a cansar.

Na verdade o filme parece apenas servir de veiculo para Leonardo di Caprio brilhar e ascender cada vez mais ao posto de grande estrela de Hollywood. E isso ele faz muito bem com seu personagem, um traficante de pedras preciosas inescrupuloso, que (pasmem!) ao longo do caminho vai encontrando sua redenção, até conseguir voltar a ter bom coração.

Mas o melhor personagem é o de Djimon Hounsou, que em meio à guerra civil de seu país, perde o contato com a família por causa da guerra, ao mesmo tempo em que encontra um diamante cor-de-rosa valiosíssimo. A partir de então ele começa uma busca por seus familiares e usa o tal diamante como uma espécie de arma para conseguir ajuda. Pena que seu personagem, assim como os outros dois protagonistas sejam rasos na forma em que são mostrados. E daí, perdeu-se uma grande chance de se fazer um bom filme, justamente por este não aprofundamento nos personagens, privilegiando-se a aventura e ação desenfreada. Talvez um outro diretor, talvez um outro contesto, mas a verdade é que se perdeu uma grande oportunidade de se fazer um grande filme.
Depois de alguns minutos fora do cinema...Qual o filme que eu assisti mesmo? A pretensão é muita, o resultado é tosco.

ps: Ontem começou o BBB7. Programa que adoro e odeio, pelo fato de me ver preso a ele todo começo de ano até março. Parece que este vai ser o último. Pelo que eu vi ontem, ninguém me agradou em especial, o que é estranho. Achei todos muito parecidos, vai ser preciso assistir um pouco mais para se ter um aopinião melhor. Devo comentar muito por aqui, numa espécie de excessão ao um programa de TV.

7 comentários:

  1. o último uma ova...

    a globo já anunciou que o contrato está fechado até 2012

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de Diamante de Sangue, talvez por não esperar uma produção engajada politicamente (já que este não é o tema principal do cinema de Edward Zwick). Também postei a minha critica sobre o filme no blog http://claque-te.blogspot.com

    Quanto ao BBB 7 não comento, pois não assisto a programas que ajudaram a afundar o nível de qualidade da TV aberta brasileira. E tenho dito.

    Abraços do crítico da caverna.

    ResponderExcluir
  3. Roberto, meu querido. Acho exatamente ao contrário. Acho que o BBB é o melhor programa pop da TV.Um ótimo laboratório do comportamento humano. E tenhop dito também, hehehe.

    Serge, lembro quando acabou o chato BBB6, que li no portal da globo que se estudava fazer uma edição a mais no mesmo formato,e que depois fariam um último com "personalidades" e só, daí acabava no Brasil essa onda.Vai ver que foi só especulação.
    Tá acompanhando o programa? Tá achando?

    ResponderExcluir
  4. só vi a estréia, que foi bizarra. mas espero o pior desse programa copm participantes iguais...vamos ver

    ResponderExcluir
  5. Estou com um pouco de má vontade de conferir esse "Diamante de Sangue", mas acho que vou encarar nessa semana.
    O BBB7 começou tão mal que eu disse que nem ia acompanhar. Mas hoje vi o programa de formação do paredão e adorei. Putaria rolando solta! Hahahah.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Alê, querida.
    Breve farei um comentário a respeito do BBB7, ando tão ocupado no serviço, que nem dá para escapulir uns minutinhos até aqui no blog,e o computador em casa quebrado, mas logo tudo normaliza e me dedicarei mais . Também achei que começou muito mal, mas está mudando e pra melhor. Já considero, pelo pouco que vi, melhor que o último BBB.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Fui assistir este filme com uma baita má vontade. Não é uma obra prima, mas me agradou bastante. O elenco está bem, e Djimon Honsou, pra variar é o retrato da integridade humana.

    É um filme de ação e aventura. deve ser tratado como tal.

    ResponderExcluir