12 de agosto de 2008

Batman - O Cavaleiro das Trevas - Christopher Nolan


Só agora pude conferir este tão falado filme. Passado um mês desde a estréia, parece que a pueira baixou um pouco, e tentei assistí-lo não apenas pelo interesse no personagem de Heath Ledger, mas com real interesse num todo. Sempre assisto estas super-produções com um pé atras, além de ter achado o filme anterior muito chato, principalmente na recente revisão, para poder assistir a este melhor.Super-Herói pra mim é quem tem de enfrentar ônibus e trens lotados todos os dias, e na hora do almoço a marmita com zoião, mas isso é outra história...

Acontece que não pude evitar a especial atenção ao Coringa de Ledger. Este
era (e foi) seu passaporte definitivo ao grande time de estrelas do cinema. Mas o ator já chamava a atenção há tempos. Lembro dele em "O Patriota" fazendo o filho de Mel Gibson, com seus dentes azuis, antes da morte; Seu suicídio, após declarar o amor ao pai em "A Última Ceia";O irmão mentor da dupla, o mais tímido, que talvez por isso chamasse mais atenção em " Os Irmãos Grimm"; e principalmente seu Ennie Del Mar em "O Segredo de BrokeBack Mountain", naquela cena final antológica quando abraça a blusa do amado morto.Ele era talentoso, o próximo grande astro de uma Hollywood em decadência, pena que não deu tempo.

Este filme talvez seja o que mais gostei de todos, mas só o tempo dirá se está impressão está correta.Até porque não achei os outros lá grande coisa, sempre é muito barulho por pouco.Mas quem diria que alguém iria fazer um Coringa melhor do que Jack Nicholson? Com o tempo, seu personagem ficou caricato, e com a versão arrebatadora (será um Oscar póstumo) de Ledger - só a voz que ele faz já mereceria um prêmio -, a confirmação desta minha impressão.Mesmo o "Duas Caras" de Aaron Eckhart, é bem melhor do que o mesmo personagem interpretado por Tommy Lee Jones, que mais parecia um personagem de desenho animado.Alias, os Batmans dirigidos por Joel Schumacher parecem desenhos ruins, mesmo com atores do nível de Jones, que tentaram fazer o que pudiam, com alguns milhões no bolso, é claro.

Na verdade, acho que o que mais gostei neste novo filme, é o fato de o Batman ser (para mim) um mero coadjuvante perante os outros personagens. Até seu mordomo Alfred (Michael Caine) é mais interessante. A gente acaba torcendo para os vilões.Aquele drama de pobre menino bilionário solitário cansa, e a canastrice de Christian Bale só faz piorar a coisa.

Quanto a história, achei meio confusa, não ficando claro para mim, a real motivação de cada um dos personagens, principalmente a tranformação do juíz Harvey Dent em "Duas Caras". E Coringa só quer a tal anarquia (palavra sempre mal empregada/interpretada), mas o que ele de fato quer dizer com está palavra? Quais são realmente suas motivações para o caos que ele quer instalar em Gothan City? Ficará para o próximo caça níquel?

No mais, já vale por minha cena preferida, aquela em que o Coringa visita o juíz no hospital travestido de enfermeira. Não sei porque aquela cena me lembrou "Psicose" de Hitchcock.Seria uma homegagem?

Com a fama de maldito que o filme anda carregando, devido a morte de Ledger, acidente de Freeman e prisão de Bale, ele está indo muito bem nas bilheterias mundo afora. Ninguém dúvida que haverá continuação. Mas quem fará o Coringa? Sua risada mortal ecoa no ar.

5 comentários:

  1. Não sei se foi viagem minha (a gente sempre viaja nessas superproduções), mas vi o diretor tentando fazer um ensaio sobre o crime (algo do tipo: mostrar o quanto os criminosos de hoje são menos bandidos por só pensarem em dinheiro, enquanto o coringa via o crime como uma forma de arte). No mais, achei o filme profundo, visceral e Ledger, realmente, nos deixa orfãos de talento no momento em que mais precisávamos de ícones novos em hollywood.

    Mídia e cultura:
    http://robertoqueiroz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que é por aí mesmo.Vou precisar rever este filme, pois ele cresce conforme vão se passando os dias.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acho difícil imaginar um Coringa que não seja o Heath Ledger.

    ResponderExcluir
  5. Ué, Pedro. Vc não assistiu o primeiro Batman?

    ResponderExcluir