31 de março de 2006

Mentiras Sinceras – Julian Fellowes


Aí, aí, aí, cadê minha paciência ? Depois de ter assistido Match Point, fui em seguida assistir este filme, que creio ser seu primo-irmão, só que sem um Woody Allen para ajudar. Mais um filme que mostra todo pedantismo da classe média inglesa, os esnobes, adoradores da rainha.

Este filme tem feito sucesso em Sampa, lembro que sua estréia foi apenas em uma sala do Frei Caneca (na menor), hoje está em várias salas, inclusive foi para uma maior no próprio Frei Caneca. Vai entender esse povo. Por isso comparo com o filme de Allen, que também tem feito muito sucesso e está há semanas em cartaz.

Há que se deve o sucesso desse filme? Ambos falam da alta sociedade inglesa e do que se é capaz para fazer parte dela; quem não está quer entrar, quem está dentro não quer sair. O segundo caso é o que temos nesse filme.

Um casal que tem uma vida perfeita (será?), tem seu cotidiano modificado por um acidente com o marido de sua “serviçal” Basta um pouco de vento, e sujeiras começam a sair dos cantos da linda casa do casal. Revelações inesperadas e conflitos começam a aparecer de uma hora para outra na vida desse casal vivido pelo sempre competente Tom Wilkinson e a chata da Emily Watson. Entre choros, traições e separações, tudo influi para a reconciliação do casal. Afinal, o que importa mesmo é manter o “status quo”, o jeito fino, elegante e inglês de ser.É preciso tomar o chá das cinco. Bah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário