20 de março de 2006

Vida de Menina – Helena Solberg

Segue comentário sobre melhores de 2005.Postarei sobre os 05 (cinco) que mais gostei, este é o quarto.

Vida de Menina – Helena Solberg

Baseado num livro de muito sucesso de Helena Morley, este filme foi a minha grande surpresa do ano de 2005. Adorei o filme, que passou, injustamente, meio que desarpecebido do grande público.

Vida de Menina é um conto puro e simples de cantiga de roda mineira.É comida mineira, daquela bem simples, mais inesquecível, feita à base de muito amor e fogão de lenha, como não se faz hoje em dia, onde não sobram tempo para o tutu de feijão com couve mineira, o prosear, a viola, o passeio a ver o horizonte distante, o barulho da cachoeira, do riacho de água cristalina.

Partindo do pré-suposto de escrever um diário contando sobre a vida na velha Diamantina – MG, uma menina passa a mostrar sua infância, e os acontecimentos marcantes em um lugar que não acontece nada.

Como não acontece nada? Pode até ser, para quem tem os prédios e andaimes já plantados em si, não para quem gosta e, almeja na calma da contemplação, um contato real com a verdadeira natureza física e por que não dizer mental.Acho sim, bem tendenciosamente, que quanto mais o homem se afasta do contato com a natureza, mais sua própria natureza íntima vai se brutalizando.

Helena vive simplesmente a vida, nos mostrando isso de forma poética e emocionante.

A delicadeza com que tudo nos é mostrado, acaba até fazendo com que alguns atores ruins façam com que isso se torne um charme a mais do filme.

Lembranças de uma infância mal vivida entre os arranha-céus desta capital, e uma a qual eu gostaria de viver, fazem com que este filme me traga um imenso bem querer pela vida. Impossível não se emocionar na cena em que a filha diz ao pai falido que já tem tudo o que quer e precisa.

Saí do cinema feliz, com o espírito iluminado de boa vontade, vendo que na simplicidade das coisas é que encontramos as riquezas. Fui para casa correndo a relembrar minhas deliciosas viagens pelo interior de Minas. Doido para escutar Minas e Gerais do Milton Nascimento, e constatar feliz, que sendo brasileiro, eu também sou um pouquinho mineiro.

“Ponta de Areia, ponto final...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário