18 de junho de 2008

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal – Steven Spielberg


E lá vou eu, novamente lembrar de tempos idos, tempos de esperanças. Como não lembrar que “Caçadores da Arca Perdida” foi o primeiro filme que assisti em VHS na minha vida,- junto com Duna do Lynch, que não foi tão legal- eu e outros amigos na casa do primeiro que conseguiu comprar o caríssimo (na época) vídeo-cassete. Dá para imaginar a emoção que foi isso? Mas o melhor foi mesmo a segunda aventura: Indiana Jones e o Templo da Perdição. Ah! Esse foi demais! Alguns garotos malucos da minha escola não paravam de falar neste filme e quando fui assistir, lembro de acha-lo o melhor filme da minha vida. Virou mania e uns quatro sábados seguidos fomos em turma assistir ao filme no velho e saudoso “Comodoro” na avenida São João.
Era o melhor cinema de São Paulo na época, a maior tela e melhor som, fora o fato que era o único cinema em que o filme começava direto, sem aqueles jornais da época. Era um acontecimento, cheio de emoção à cada semana. Eu tinha a impressão que entrava no meio da ação junto com “Indy”, era tudo muito vivo e empolgante. Indiana povoa o meu imaginário de pré-adolescente, garoto cheio de energia, pronto para se aventurar na vida. Lembro que queria porque queria ter um chapéu igual ao meu herói predileto, acabei não tendo. Será que aí é que está o erro? Antes de assistir ao novo “Indy”, revi os outros três filmes da série, e mesmo- evidentemente- não sentindo a mesma emoção de outrora, curti muito todos.
Mas e o novo filme? Tão cheio de mistérios e que demorou tanto a ser feito. Será que ele acenderia em mim, aquela chama propagada pelos meus filmes preferidos de pré-adolescente? Será?

Infelizmente o quarto filme da série foi uma decepção sem tamanho. Achei tudo tacanho e sem graça. Roteiro besta, vilões datados e efeitos especiais importados diretamente do Paraguai – com todo o respeito aos vizinhos - como a cena daquelas formigas horrorosas. Ora, por favor!Tanto mistério e dinheiro gasto para historinha tão chulé! A cena em que Indy descobre que tem um filho é tão rápida e emocionante quanto o gosto de um chuchu. Tudo bem que o filme se propõe a ser apenas um entretenimento, mas poderiam ter caprichado (bem mais) no roteiro, tudo parece tão raso, que até o fato de a história se passar na época da guerra fria soa datado. Harrison Ford faz o que pode, juntamente com o restante do elenco, mas a preguiçosa direção de Spielberg põe tudo a perder. Após cinco minutos fora da sala de cinema, nem lembrava do filme que havia acabado de assistir. É realmente muito pouco para a continuação que eu mais aguardava assistir no cinema.

Pergunto a alguns, leio impressões a respeito do filme, e muitos gostaram do que viram. Minha dúvida maior é se fui eu que esperava muito, e acabei ficando muito exigente e chato, ou se o filme é ruim mesmo. Será que o passar dos anos e a amargura das desilusões fez com que eu não enxergasse aquilo tudo, aquela magia, que eu alegremente enxerguei nas três primeiras aventuras?

Realmente não sei, e pelas minhas contas, Spielberg já deixou de ser um dos “grandes” faz tempo. Abaixo, dou minha opinião por ordem de preferência, à respeito da obra do cineasta:

Os Caçadores da Arca Perdida * * * * *
Indiana Jones e o Templo da Perdição * * * * *
Encurralado * * * * *
Tubarão * * * * *
A Cor Púrpura * * * * *
A Lista de Schindler * * * * *
Império do Sol * * * * *
Contatos Imediatos de Terceiro Grau * * * * *
1941 – Uma Guerra Muito Louca * * * *
Indiana Jones e a Última Cruzada * * * *
E.T. O Extra Terrestre * * * *
O Resgate do Soldado Ryan * * * *
Minority Report – A Nova Lei * * *
Munique * * *
Prenda-me se For Capaz * * *
Jurassic Park Parque dos Dinossauros * * *
Alem da Eternidade * * *
Louca Escapada * * *
Guerra dos Mundos * * *
O Mundo Perdido Jurassic Park * *
A I Inteligência Artificial * *
O Terminal * *
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal *
Amistad *
Hook A Volta do Capitão Gancho *

3 comentários:

  1. Já era esperado - pelo menos para mim - esse fracasso. Harrison Ford, na atual idade, de chicote na mão enfrentando tiroteios e corre-corres. Mas fazer o quê! a dupla Spielberg-Lucas prometeu e uma saudosa legião de fãs, ansiosa, aguardou por anos...por isso. Que bom que já passou o martírio. Que venha Lincoln, que já foi por demais adiado (esse, sim, pode render algo de bom , se nas mãos de um elenco produtivo.

    Meu outro blog:
    http://robertoqueiroz.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Ao que tudo indica Spielberg saiu-se bem ns receitas de bilheteira, mas já no fim em sim ficou a milhas de distância dos três filmes anteriores da série.
    Rui Luis Lima

    ResponderExcluir
  3. Os caçadores da arca perdida também foi o primeiro filme que vi em vídeo, inesquecível experiência, é até hoje um dos meus filmes preferidos! Também me empolguei com o Templo da perdição e pude assistir A última cruzada no cinema. Então quando pude ansioso conferir a última aventura do Indiana, saí completamente frustrado do cinema. Achei que era o único que tinha achado a história completamente idiota e os efeitos pra lá de constrangedores. Não ficamos mais exigentes não, o filme é que é ruim mesmo. Uma pena!

    ResponderExcluir