17 de abril de 2006

V de Vingança - James McTeigue


Estréia promissora do diretor Mcteigue com está adaptação dos quadrinhos de Alan Moore (que incrivelmente não quis seu nome nos créditos). Tinha ressalvas de ver este filme, cansado desse monte de filmes de ação americanos que imperam nos cinemas, e também porque detestei os dois últimos Matrix dos irmãos Wachowski, que aqui assinam o roteiro e a produção. Então achei que este também abusaria da ação, pancadaria e efeitos especiais, mas isso não acontece.A direção é econômica nos efeitos, utilizando-os só quando necessário, que substitui a ação por tensão, nesta história sobre um governo absolutista e ditatorial, que utiliza terrorismo vedado e cerebral num futuro não muito distante.

Neste cenário surge, o herói mascarado V (Hugo Weaving), com a cumplicidade acidental e não explícita de Evey (Natalie Portman).Ele resolve utilizar a ação terrorista de fato, para lutar contra esse governo e incitar o povo a se rebelar contra esta ditadura. Não entro do mérito se esta ação é válida ou não, particularmente, qualquer tipo de ação terrorista é abominável, mas fica difícil não torcer pelo mascarado.

Apesar da ação se passar em Londres, assim como nos quadrinhos, fica evidente a ligação com os Estados Unidos da era George Bush, que assim como o governo do filme, tenta governar seu país através do terrorismo do medo.

Portman e Weaving dão um show à parte com suas interpretações que fazem do filme, juntamente com a direção não apelativa aos efeitos à mão, uma respeitosa adaptação dos quadrinhos de Alan Moore.

Mesmo assim, algumas questões ficaram sem resposta para mim, talvez precise assistir novamente para ver se perdi pelo caminho. Como V consegue estar sempre vários passos à frente da polícia em suas ações agindo sozinho? Ele agia sozinho? Era ele mesmo falando com Evey na prisão, mas não era outra voz?

Enfim... Mesmo com essas questões bobas, o filme vale muito ser visto, pois reúne entretenimento e questões inteligentes e atuais para os dias de hoje. Pois toca diretamente nas feridas da maior potência do mundo, a América.

2 comentários:

  1. Minha opinião

    http://viciadocinematv.blogs.sapo.pt/6079.html

    ResponderExcluir
  2. Great site loved it alot, will come back and visit again.
    »

    ResponderExcluir