15 de setembro de 2006

O Sabor da Melancia - Tsai Ming-Liang


Pera aí, pera aí... Deixa ver se eu entendi...

Seguinte: a cidade sofre de uma seca terrível de água (amor), enquanto isso sobra melancia e todos se entopem da fruta (desejo e sexo) em meio a um calor infernal.Soma-se a este cenário um casal que se reencontra, e se relaciona sem trocar uma palavra sequer. Ela com seu estoque de água (amor) guardado na geladeira. Ele, empanturrado de melancia (sexo), recusa o suco da melancia dela, que ela delicadamente oferece a ele, sem sequer suspeitar que antes um vendedor de relógios, agora ele é um ator pornô de uma produtora no mesmo prédio que ela mora. Da relação apaixonada dos dois, um quer um pouco da água límpida da outra. Ela quer que ele experimente um pouco da sua melancia. Enquanto isso, uma vez ou outra, aparecem números musicais sem mais nem menos no meio desta história. Musicais estes, sem pé nem cabeça. Que entram e saem, sem ao menos um porquê?
Quem assistiu ao filme, deve se lembrar daquela maldita música do “china” vestido de mulher, cantando: “Oh,oh,oh,oh, ah,ah,ah,ah,ih,ih,ih,eh,eh,eh,eh,eh,oh,oh,ah,ah,ah,ah!” Não dá para esquecer de tão irritante.

Fui assistir a este filme com grandes expectativas, pois simplesmente adorei um outro filme do diretor: “Vive L Amour”, foi um daqueles filmes que mexeram até com meu organismo. Impactante!Isso porque não assisti a nenhum outro filme do diretor ainda, como “O Rio” ou “O Buraco” , que dizem serem ainda mais tristes.

Mas na verdade achei “O Sabor da Melancia” meio que um filme arrogante e chato mesmo, uma decepção para as minhas aspirações com o filme. É pena.

5 comentários:

  1. Gostei muito do filme. Pelos seus comentários, vimos filmes bem diferentes.

    ResponderExcluir
  2. Pois é André, vai ver que eu não estava num bom dia. Mas achei o filme um pouco chato, fazer o quê, né.

    ResponderExcluir
  3. Achei o filme irregular, com alguns ótimos momentos e outros de mal gosto... mas as vezes qdo estamos desgostando de um filme, enxergamos tudo pelo aspecto negativo!!!

    ResponderExcluir
  4. Talvez seja o fato de eu esperar muito do filme, por causa de "Viva Lamour". De qualquer forma quero assistir aos outros filmes desse diretor. Vc já assistiu a outros filmes dele? Qual mais gostou?

    ResponderExcluir
  5. Pô, concordo plenamente com o comentário de Jbeto. Ví o filme e juro que fiquei querendo morrer com aqueles musicais, podia ficar sem aquilo, a estética é interessante, o filme é bem louco, e mexe com as questões sensoriais, com os alimentos, a parte com as sombras é muito interessante, mas deixa cair a peteca em muitas partes, como o parto da melancia.
    A simbologia do sexo pelo sexo pra vender em filmes é interessante, quando o ator transa com a mulher desmaiada também.

    ResponderExcluir