23 de outubro de 2006

Crônica de Uma Fuga – Adrián Caetano


Muitos filmes já foram feitos tanto no Brasil, quanto na Argentina a respeito de suas respectivas ditaduras militares e o abuso e feridas abertas, que estes regimes autoritários causaram. Para falar a verdade, chega até a cansar, tamanho número de filmes à respeito. Aqui vemos mais um exemplo. Baseado em fatos mais que reais, este filme tem elementos que o diferem dos demais filmes a esse respeito.

Narrando a história de um goleiro, que foi preso por engano, e confundido com um terrorista, seguimos de perto, sua prisão e conseqüentemente sua vivencia numa espécie de prisão em um antigo casarão. O fato novo deste filme e que ao invés de vermos pessoas engajadas por sua luta política, vemos presos inseguros e levianos, que não pensam duas vezes, para delatar ou até inventar algo sobre qualquer amigo ou companheiro de causa. O heroísmo e o engajamento dos “companheiros”, aqui não encontra muita resistência, é um salve-se quem puder.É mais interessante ainda notar o processo gradual e lento com que aqueles homens presos vão perdendo o brio. Aos poucos eles vão se curvando, chegando a uma determinada altura, parecerem bichos acuados.

Quando vemos quatro presos políticos conseguirem fugir da prisão, o que mais impressiona, são seus gestos corporais. Mesmo já libertos, seguem pela rua curvados, como se estivessem ainda presos e com algemas.

Mais um bom filme a respeito da arbitrariedade humana, de como os homens (no caso os militares), podem ser tão imbecis e autoritários.

E também mais um bom exemplo do ótimo momento do cinema argentino, que tem marcados vários gols bonitos no quesito cinema.

11 comentários:

  1. Tou louca pra ver esse filme mas, com a Mostra rolando, tá difícil encontrar tempo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Pô, pensei que vc iria estar dentro de algum cinema da Mostra esta hora. Só amanhã vou começar (férias de uma semana)a ver alguns filmes. Dos filmes em cartaz, só falta assistir Amores Constantes, que dizem ser o melhor em cartaz.

    ResponderExcluir
  3. Vasculhando blogs por aí achei o seu. Muito bom, rapaz, gostei mesmo. Voltarei mais vezes.

    Ainda não assisti "Muito Gelo e Dois Dedos D'Agua". Me parece um filme desnessário de Daniel Filho, que volta e meia acaba acertando ao menos junto ao público. Gostei mesmo foi de "O Maior Amor do Mundo", que tem lá seus defeitos mas funciona muito bem.

    É isso...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Nossa curti muito o seu blog...
    vou ta sempre passando por aqui, depois passa no meu...tb é sobre filmes e etc...
    interessante o filme do post..
    abraços

    http://eco-social.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. E aí, Beto? Tá acompanhando a Mostra?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo e William, valeu a visita. Voltem sempre. Também irei visitar seus blogs com certeza.

    Pô, Alê, vc acredita que eu só fui dois dias na mostra, devido a uma série de contratempos. Ainda bem que não havia comprada as entradas antes, como em outros anos. Não tem nada não, até porque todos os filmes que quero assistir logo, logo estrearão.
    Agora, mancada é dormir na sessão do gênio Almodovar, hein? he, he, he. Putz, acho que quando estreia filme dele eu nem pisco.

    ResponderExcluir
  7. todos os filmes que vc quer ver estreiam logo logo? pena mesmo que vc não se interessa por Pedro Costa, Apichatpong, Eric Khoo e paz encina, além de um monte de outros filmes bem interessantes.

    ResponderExcluir
  8. Sabe o que é pior, Beto? Almodóvar é um de meus diretores favoritos, e até por isso fiz questão de ver o filme novo dele na Mostra, mesmo sabendo que já vai estrear.
    Mas, poxa, foi o quinto filme do dia e eu estava só o bagaço. :(
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Pois é furão. Uma coisa é ter tempo e disponibilidade, outra é ter problemas que te impossibilitam fazer as coisas da forma devida. Tenho certeza que devo ter perdido filmes maravilhosos e que certamente será muito difícil conseguir assistir, então me debruço naquilo que me é possível, pelo menos por enquanto.Quem sabe no ano que vem (vou fazer o possível e impossível) eu me programe melhor e consiga dar uma de Sérgio e assistir tudo que quero e for possível. No momento, tenho trabalhado das 9:00 ás 21:00hs. Mesmo que sobre um tempinho para ver um filminho às 22:00, eu prefiro não ver, pois o cansaço atrapalha.

    Alê, esse é um fato interessante, será que temos dicenirmento coerente para assistir um filme, quando ele já é o quinto filme do dia. Sempre quando faço estas maratonas de quatro ou cinco filmes por dia (geralmente num sábado ou domingo), acho que no último do dia estou de saco cheio e não aprecio o filme como deveria. Bem, esta é minha impressão.

    O que vocês acham? Já que fazem isso direto na Mostra.

    ResponderExcluir
  10. Eu só costumo ver mais de dois filmes por dia em época de Mostra, pra tentar não perder nenhum dos filmes que quero muito ver.
    Mas concordo que, no final do dia, bate um cansaço que em muito prejudica a assimilação dos filmes.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. isso depende. nos últimos anos, reparei que sempre estou melhor nos últimos filmes, por causa do horário. como acordo tarde, meu pico de concentração acontece depois das 20h. e nos primeiros geralmente eu tenho mais sono...é bizarro, mas comigo é assim

    ResponderExcluir