5 de janeiro de 2007

C.R.A.Z.Y. Loucos de Amor – Jean Marc Vallée


Numa sala de projeção completamente lotada, ontem assisti a este filme, sendo a minha primeira ida ao cinema no ano. Tinha que ser um grande filme, e acompanhado de um amigo gay, que não via a hora de assistir a este filme.Fui munido de boas perspectivas. Sabendo apenas que o filme reunia muitas canções e contava a estória de vida de um rapaz gay com sua família..

Também pudera. Um filme que reúne uma boa trilha pop, com clássicos de Bowie, Pink Floyd e Stones, já me ganha de cara, nem precisa muito. Mas o filme é muito mais que isso.

É uma estória de autodescoberta de Zach (Marc-André Grondin), um rapaz em plena adolescência, em meio ao seu conturbado relacionamento familiar. E que família!Todos com seus defeitos e virtudes. Estes comungam a vida entre imperfeições e afetos mal expressados. Qual a família não é assim? Acompanhamos a estória desta família desde o nascimento de Zach até ele se tornar um adulto, e de bem consigo mesmo, ou seja, com sua opção sexual já estabelecida, já que ele fica se debatendo e questionando na maior parte do tempo sobre seu homossexualismo. Este questionamento é particularmente centrado na figura de seu pai, pois por medo de machucar o pai (a família), ele demora a se aceitar como de fato é.

Por falar no pai (Michel Côté, excelente), este para mim é o grande personagem do filme, juntamente com a mãe (Danielle Proulx). Ambos se completam e amam muito seus filhos, mas cada um a seu modo, tem uma forma de expressar este amor. O pai é um antiquado centralizador, que quer se ver orgulhoso de sua prole, e que todos sigam o caminho que ele acha correto. Já a mãe traz ao filme outra coisa muito importante, que é a questão da religiosidade e fé dentro da família. Ela acredita que Zach tem poderes especiais por ter nascido no mesmo dia de Jesus Cristo.Enquanto ele cultiva o ateísmo, mas não a desmente por saber que para ela aquela “ligação” espiritual é muito importante. E esta ligação existe,só que entre os dois, pois todas as vezes que Zach corre perigo, mesmo estando longe, sua mãe pressente e o ajuda de alguma forma. É o amor de mãe, tão puro e lindo, vencendo distâncias.

Este filme tem várias cenas marcantes, mas uma me chamou muito atenção, que é quando Zach fica imitando David Bowie no seu quarto, com o som alto a pleno pulmões. Já me vi fazendo isso várias vezes, como que expelindo dores através do canto desesperado, como se fosse (e não é?) uma comunhão entre o artista e eu. Como se ele estivesse cantando para mim, e eu respondendo na mesma medida, cantando, agradecido, por alguém entender minhas dores.

Um filme imperdível e delicioso.

5 comentários:

  1. Beto, Estou passando para falar sobre o meu novo blog
    (http://claque-te.blogspot.com) onde eu escreverei sobre filmes que chamaram minha atenção enquanto
    que o the cave ficará como um panorama global do que está rolando na sétima arte ultimamente. Além disso, há textos meus de 15 em 15 dias no portal
    Reação Cultural (http://reacaocultural.blogspot.com), uma revista virtual da qual participo.

    Abraços do crítico da caverna.

    ResponderExcluir
  2. não curti muito esse crazy...me pareceu um subproduto de velvet goldmine, que eu nem gosto muito tb...

    ResponderExcluir
  3. Poxa Serge, o filme é tão legal. Não assiti este outro que vc citou, mas vou procurar assistir já que vc diz ser parecido.

    Vou visitar seo blog com certeza , Roberto. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Estaria na minha lista de melhores de 2006 não fosse aquela desnecessária seqüência em Jerusalém. De qualquer forma, achei um puta filme e passei dias ouvindo Bowie por causa dele. ;)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. hehehe, peguei o elevador do Frei Caneca, Estava cheio e certamente me acharam um louco, pois não tava nem aí, saí do cinema e fui até o carro cantando a bendita música do Bowie, e meu amigo, envergonhado do lado

    ResponderExcluir