23 de março de 2007

Scoop – O Grande Furo – Wood Allen


Este é o Wood Allen que eu gosto. Mesmo não estando na sua querida Manhattan, volta a fazer uma de suas deliciosas comédias, daquelas que a gente sai do cinema com um sorriso nos lábios. Lembrando comédias recentes como o excelente “Um Misterioso Assassinato em Manhattan (93)” e o bom “O Escorpião de Jade (01)”, o diretor usa o mundo das mágicas, do pós-morte e dos misteriosos assassinatos para nos presentear com uma comédia despretensiosa e irônica. Para mim, que não ando nos meus melhores dias, foi realmente um presente, que me fez ficar mais leve e tranqüilo, pois o grande Allen tem sempre a capacidade de fazer com que nos transportemos para o seu universo, com suas tiradas fantásticas.

Ainda não revi “Math Point”, filme que realmente não gostei, sendo umas das razões; a fraca interpretação de sua estrela Scarlett Johasson. Mas se – na minha opinião – ela não funciona naquele filme, neste “Scoop” ela esta adorável. O mais legal em sua interpretação é quando ela começa a falar rápida e freneticamente, como faz Wood Allen em seus filmes, como uma de suas características mais marcantes.Parece que o diretor encontrou sua nova musa, e passou para ela suas características, e ela dá conta do recado e está ótima como uma jornalista atrás de uma grande matéria. Outro grande ponto, é o fato de Allen estar ótimo como ator no filme, como se estivesse com saudades de atuar.

O filme já começa muito bem, com o diretor satirizando a pós-morte, onde várias pessoas se vêem num barco acompanhados da Dona Morte. Entre estas pessoas, se encontra um repórter que por acaso acaba descobrindo “o grande furo” do título.Ele consegue escapulir e tenta passar sua matéria para frente, só que consegue fazer isso num show em que Allen é um mágico picareta e Johasson sua espectadora e jornalista iniciante que por acaso sobe ao palco. Daí em diante é só show de Allen e Johasson, com ele cada vez se afeiçoando por ela, a ponto de quere-la como filha. Só Hugh Jackman que não parece muito à vontade no seu papel de aristocrata assassino.

Wood Allen esta saindo de Londres e seu novo projeto será rodado na Espanha de Almodóvar, com direito a nova parceria com sua nova musa e o auxilio luxuoso de Penélope Cruz e Javier Barden. Não vejo a hora de assistir a mais uma obra do genial diretor.

2 comentários:

  1. Scoop me surpreendeu, mesmo sendo inferior a Match Point. Muito bom ver o Allen atuando (e que sarcasmo, não é mesmo?) de novo. A parte da caravela que traz os mortos, lembrando um pouco O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, é ótima. Pena que Hugh Jackman está a anos-luz do resto do elenco.

    (http://claque-te.blogspot.com): O Último Rei da Escócia, de Kevin Macdonald.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, lembra mesmo "O Auto...", bem lembrado.Concordo sobre o Jackman também.

    ResponderExcluir