29 de novembro de 2006

O Céu de Suely – Karin Ainouz - parte 1

Terminada a sessão, me demoro a sair da sala de projeção, meio que ainda bobo pela forte emoção que o filme me proporcionou. Saiu andando, subo a rua Augusta em direção a Av. Paulista.Uma sensação estranha me toma, olho para o céu nublado, em meio a buzinas e automóveis, e me sinto amortecido. Um choro difícil e tenso está preste a sair, preso dentro de mim, assim como minhas emoções adormecidas, escondidas em um baú invisível. As pernas estão mais pesadas, como se carregassem meus sentimentos. O choro saiu, enfim. De certa forma é um alívio, me sinto à flor da pele, como na canção do Zeca Baleiro. Enquanto espero o sinal abrir, um cara pára do meu lado, me encara e diz: “É, pelo jeito você também se emocionou com o filme. Está tudo bem?”. Porra, está tão na cara assim!A resposta sai meio embaralhada, agradeço, e sigo em frente (deveria ter sido mais simpático), com os olhos molhados. Ligo para uma amiga minha: “Teka, você está em algum barzinho?Com quem? AH! Num jantar. Putz... Acabei de sair do cinema, meio que sem chão, me sentindo meio pozinho, tô precisando de um abraço amigo. Não, não (muito gentil, se ofereceu a sair do lugar) precisa vir não, deixa quieto.” E segui andando, me sentindo só pra cacete.
O duro de não ter um amor, alguém para compartilhar vida e carícias, é que chega uma hora, você se acostuma, acaba rolando ferrugens pelo corpo e na alma. Você se fecha, mesmo quando alguém te chama pra vida novamente, o medo do medo de ter medo. Será que perdi alguns sinais? Essa minha miopia...
O céu carregado de nuvens, parece mais baixo que o normal, tão feio está o céu, quase me sufoca. Vontade de sair pelo mundo, como a Hermina, mais pra onde? “Aonde quer que eu esteja, eu não estou!!!” já dizia o gênio da melancolia, Sérgio Sampaio. Essa cidade nunca me pareceu tão grande, uma sensação de impotência me toma, riu de mim mesmo.”Deixe de bestagem, Beto. Tu és um homem”. Já nem sei quem sou. Mas a verdade é que para quem se sente sozinho, qualquer sentimento serve.
Nos bares, o pessoal bebe cerveja, está uma noite gostosa de calor. Penso em parar e me embriagar também, mais falta vontade de beber, coisa rara. Alias, falta tudo: amor, amigos- alias, me sinto cada vez mais distante de alguns bons e velhos amigos, será culpa minha?-, sexo e principalmente alegria. Sinto-me mal, ou pior, me sinto banal, isso, banal. Porque é tudo tão complicado? A gente lê livros, assiste a alguns filmes, escuta aquelas canções emotivas (o Chico falou que a canção está morrendo, que pena) e tenta ter em volta pessoas bacanas.Enfim, sabe de cor a lição, então porque quase não dá certo.Queria ser mais simples e leve.Mas essa amargura latente!Acho tudo um porre, até bebericar com os amigos, tudo uma grande ressaca sem fim.
O que eu preciso mesmo é encostar minha cabeça por milênios no colo de uma mulher e depois lamber seu sexo despudoradamente afins de remediar as ferrugens da alma e do corpo. Dizer "Eu te Amo" com sinceridade, etâ palavra bonita que eu quero que saia da minha boca, mas tá difícil. Bom seria encontrar uma moça bonita pra mim, nos comunicaríamos pelo olhar, nos abraçaríamos, nos beijaríamos e ficaríamos leves. Sonhos, sonhos, sonhos, que nos meus maus vividos 35 anos, ainda acalento dentro de mim, pois é a minha verdade. Às vezes não acredito que tenho esta idade, vivi tão pouco, queria sim, coisas simples, mais o simples também é tão complicado (viu, Alê).A falta de grana, a falta de cama, a falta de amor. Puxa! Hoje eu estou terrível, e parece que adoro ter pena de mim mesmo, o puro melodrama. Às vezes acho que sou um super-homem, o problema é que tem um pedacinho de criptonita escondida dentro de mim.Como arrancá-la?Aonde está esta verdinha maldita? Em que parte do corpo?

E o pior é que mesmo assim, a vida é linda. Eu é que sou besta mesmo.Alias, creio que quem não me conhece e ler este texto, vai pensar que sou um depressivo, não sou.Apenas complico o que poderia ser simples, minha vida. Mas é só dar um beijo na boca e tudo fica lindo de novo.
"Criei barriga, minha mula empacou.
Mais vou até o fim" - Chico

23 comentários:

  1. "O Céu de Suely" te pegou de jeito, hã?
    E te inspirou a escrever esse texto dolorosamente confessional.
    Quando precisar de um papo regado a cerveja num boteco, pode contar comigo. ;)
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. É.. Apesar de triste, ler esses textos faz com que a gente não se sinta tão sozinho no mundo, Beto. Deveríamos formar um grupo de solteiros (eu, vc, a Alê, o Michel...)e ir para uma viagem pra alguma praia tipo Porto Seguro ou qualquer uma dessas..heheheh

    ResponderExcluir
  3. Nossa, mas que boa idéia! Por mim a gente forma esse grupo agora!
    Tomar cerveja de frente pro mar, rodeada por amigos, é bem mais divertido do que tomar cerveja em boteco.
    E aí a gente pode destilar todas as nossas angústias existencias só entre a gente, sem virar vidraça em blog. ;)

    ResponderExcluir
  4. poxa...aceitam um casado nesse bonde?

    beto, porra, por que não me ligou nesse dia? se foi terça, eu estava em casa.

    ResponderExcluir
  5. ah... mas porto seguro? melhor uma menos concorrida... mais pra cima

    ResponderExcluir
  6. beto, imperdoável. agora entendi o email enigmático. vamos tomar umas para tirar o atraso no papo... aí até tem perdão

    ResponderExcluir
  7. Oba!Quanta mensagem legal!Só agora consegui entrar no blogue.
    Alê, cuidado hein. Agora já vi sua foto, sei como você é.Tenho certeza que vou me encontrar contigo na entrada ou na saída de algum cinema-aposto que frenquentamos os mesmos- e vou te fazer uma "surpresa", hehehe.A idéia de tomar umas cervejas é excelente. Até porque temos algo em comum, que é a paixão por cinema, motivo para se conversar por horas. Seria legal, marcarmos com alguns blogueiros qualquer hora, fazer uma espécie de confraria cinéfila.Quando quiser, estou ao seu dispor.
    Não dá para destilar angústias existenciais diante de um belo mar, fico feliz só de pensar, o barulho do mar tem o dom de me acalmar, daí fica tudo bem. Adoro praia!Estou totalmente dentro, desta idéia de marcar uma viagem para a beira do mar, etâ coisa boa.

    Ailton, você mora em Fortaleza, deve ter uma praia mais bonita que a outra por aí. Curiosamente, o Ceará é um dos poucos lugares do Nordeste que não conheço, talvez porque seja mais longe.
    Agora, Porto Seguro não dá não! Uma vez fui com meu amigo Alê para lá, não sei se poruqe eram férias, mas todas as praias tinham altofalantes no último, tocando Axé, não dava nem para escutar o barulho do mar. Não pode né? Fora que toda hora alguém me puxava para fazer aquelas coreográfias ridiculas!Se bem que esta moda do axé já passou(acho eu).Qualquer outra praia, estou dentro.

    Serge, Serge, quanto tempo, hein. Depois que virou um editor da Paisá, ficou importante, hehehe.Já estou com o carro, vou acabar passando na sua casa e lhe proporcionar um sete a zero huminhante. Logo. logo te ligo, hehhe.

    ResponderExcluir
  8. Porto Seguro foi só um exemplo. Eu mesmo não conheço o lugar. Deve ser concorrido demais mesmo. E com axé troando no ouvido, ninguém merece. Hehehe. Aqui no Ceará, uma das praias mais legais é Jericoacara, no litoral oeste do estado. Qualquer coisa, estamos aí. No próximo ano eu vou querer viajar pelo menos duas vezes.

    ResponderExcluir
  9. Não dá mole não, que eu para algumas coisas, sou cara de pau, e apareço por aí, pra você me ciceroniar, hein.Mais me fala uma coisa: na própria Fortaleza nnão tem praias boas?Alias, próxima vez que vier a SP, precisamos nos conhecer pessoalmente.

    ResponderExcluir
  10. Praia boa de banho em Fortaleza é a Praia do Futuro. Mas o melhor é a tranqüilidade das outras praias do estado. Eu mesmo passo séculos sem ir a praia. O cinema é muito mais atraente. hehehe

    ResponderExcluir
  11. Isso é pra quem pode! Imagina morar ao lado de praias maravilhosas e ficar meses sem frequentá-las. Tá louco!Mais tudo é relativo, bem sei...É que eu moro na cidade mais impessoal do mundo(exagero, com um fundo de verdade, uma selva de pedra.E quando me vejo em lugares como praias e montanhas, me sinto bem aventurado.

    ResponderExcluir
  12. O filme tb me emocionou demais, sai de lá exatamente como vc. No meu caso, muita coisa me pareceu familiar: sozinha, filho pequeno, voltar para casa dos pais para um cidadezinha no interior do Ceará, totalmente sem rumo...e a vontade de sair não sei pra aonde? Claro q isso foi há muito tempo, consegui mudar de cidade e tb outras coisinhas, mas ainda procuro outras...continuo com a mesma inquietude

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ruby! Que bom que vc tenha curtido o filme e o texto.É bom e confortante compartilhar certas coisas, mesmo que a gente fique meio que exposto, né.Você tem blog também, qual o endereço?

    ResponderExcluir
  16. Beto, por favor, se me encontrar na entrada ou na saída do cinema, é pra vir falar comigo mesmo, hein!
    De qualquer forma, demorou para marcarmos um encontro com alguns blogueiros. Já conheço o David e o Michel. Podemos muito bem marcar um papo regado a cerveja uma hora dessas. Se bem que o Michel não bebe, hehe.
    Ailton, você vem mesmo pra SP em janeiro? Se vier, vai ser uma ótima ocasião pra nos conhecermos todos, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Não tenho blog, já cogitei muito a idéia de construir um, mas acabo desistindo (por n-motivos). Por enquanto, adoro ficar lendo os blogs como o seu.
    Engraçado como esse filme mexeu comigo tb, ontem mesmo comentei com um amigo a respeito das minhas emoções no hora que assistia, com vc diz no seu novo texto, "os personagens são gente como a gente, com suas dores, seus defeitos e frustações".

    ResponderExcluir
  18. Tô meio atrasado, mas felizmente muito citado hehehe. Demorou a viagem, demorou os encontros cinéfilos, demorou tudo (mas o meu é regado com guaraná hehe)!!! Vamos marcar logo!!!!

    Beto, agora falando do texto, amigos, amigos, amigos, eles nos confortam, mas eles fazem nossa vida ficar mais prazerosa, dar risada é das melhores coisas do mundo, esteja com os amigos o máximo possível, ria o máximo que puder!!! abraço!

    ResponderExcluir
  19. Alê,
    É EVIDENTE que falarei com você assim que lhe ver, quero muito isso.Quais os cines qie vc frequenta? Você costuma ir durante a semana ou só no final?É só procurar uma moça com o cabelo da Clementine, hehehe.

    Não tem blog, Ruby. Então fique a vontade para comentar neste espaço, eu gosto até quando falam mal, hehehe. De onde vc é? Pelo que eu entendi vc é do interior do Ceará, é isso?

    É isso aí, Michel, tem toda a razão. Alias, percebo, que você tem uma valvula fácil para a alegria, e isso é muito bom. Vamos nos comunicando e logo nos encontreremos, ok.

    ResponderExcluir
  20. Sim, sou de Cratéus, sertão do Ceará, cidade póxima da Hermila. Atualmente, moro em Braasília.
    Obrigada! Vou, sim, passar sempre por aqui para ler seus comnetários sobre os filmes. Adoro cinemas...

    ResponderExcluir
  21. Oi, Beto.
    Como eu moro longe da região da Paulista, onde ficam os cinemas que mais gosto, acabo indo ao cinema quase que exclusivamente durante a semana, já que trabalho na Al. Santos, pertinho de tudo.
    Os cinemas que mais freqüento são o Reserva, o Bombril, o Cinesesc, o Bristol, o HSBC, o Unibanco e o Gemini. :)
    Ah, outro dia você me perguntou do Orkut. Me encontrou lá? Porque eu não te achei.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  22. Encontrei sim. Depois te passo o meu endereço no orkut.

    ResponderExcluir
  23. Beto, passei aki no tel blog por acaso! Fiquei apaixonada por esse seu texto! Nossa! Fabuloso! Se tiver orkut por favor me adicione, sera um prazer te-lo na minha lista de amigops para trocar uma ideia: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=6561301203156701920
    bjs

    ResponderExcluir