3 de abril de 2006

Um Plano Perfeito – Spike Lee


Spike Lee fez o melhor filme pós-atentado até agora que foi “A Última Noite”, isso não é pouco, já que a produção de Hollywood é vasta.Um filme cheio de mágoas, arestas e incertezas de uma cidade atônita com o desastre,mas sem bandidos e muito menos mocinhos.Seu melhor filme até agora.

Agora o diretor parte para o “filmão”, sem arestas, conciso, apenas uma boa história, onde abre mão do seu estilo político, crítico e mordaz para nos mostrar um bom enredo, tantas vezes contado( um roubo de banco e suas complicações) mas agora com sua pegada, sua direção. Acerta em cheio.Muda sua direção, seu modo de contar uma história, mas continua com seu olhar persuasivo e crítico, mas em menor grau, aqui o que manda é o enredo, com começo, meio e fim. O filme é perfeito naquilo que se propõe. É certeiro e sem firulas. Posso estar falando bobagens, mais ouso comparar sua direção à de qualquer filme de Hitchcock. Spike Lee é quem brilha, não seus atores, tamanha precisão no contar da história.

O filme começa com o líder do roubo Dalton Russel (Clive Owen) se apresentando diretamente a nós de forma direta, para depois vermos todo o desenrolar dos fatos e sermos apresentados ao policial (desacreditado) que comanda as negociações Keith Miler (Denzel Washington). Quando entra uma misteriosa funcionária Madeleine White (Jodie Foster), o policial desconfia que não é um simples roubo de banco, que tem coisas por trás. Tanto é que o dono do banco vivido por Chistopher Prummer , pouco se importa com valores ou reféns, seus interesses são outros e é nisto que se consiste o grande segredo do filme.

Um Plano Perfeito é um filme de ação perfeito de um diretor em estado de perfeição. Spike Lee já pode ser considerado um dos dez melhores diretos americanos em atividade (talvez do mundo) e isso definitivamente não é pouco. Dá vontade até de rever toda sua obra.

2 comentários:

  1. entusiasmado com esse filmaço, tb comecei a rever os spikes antigos. mas já me decepcionei com o febre da selva, que era meu preferido. falta confirmar se crooklin continua a beleza que me pareceu há oito anos

    ResponderExcluir
  2. Crooklin e A Ultima Noite até então são meus prediletos. Tem alguns filmes dele, que sairam direto em vídeo que eu não assisti. Quero ir atrás desses.Mais o cara arrasou neste último.

    ResponderExcluir