31 de julho de 2006

Verdade Nua – Etom Egoyan


No cinema de Egoyan, existe uma preocupação imensa sempre com o ser-humano, seus filmes sempre buscam olhar a fundo o homem e suas inquietações. Este é o seu ponto a favor, que especificamente eu adoro em qualquer obra. Mas existem os pontos negativos, que identifico tanto neste, Verdade Nua, quanto nos elogiados, Exótica e A Doce Amanhã, os outros filmes que assisti do diretor. O maior problema do filme é o seu roteiro confuso.

Com ótima ambientação nos anos 50 e 70, e uma clara homenagem aos film-noir, Egoyan nos conduz a história de uma dupla de muito sucesso nos anos 50, vivida pelos ótimos Kevin Bacon e Colin Firth. Acompanhamos em flash-back , os fatos que fizeram a dupla se separar através de uma jornalista, vivida por Alison Lohman, já nos anos 70, que resolve investigar o porquê do afastamento da dupla em seu apogeu. Até porque o caso ficou meio obscuro, por causa de uma arrumadeira de hotel ter sido encontrada morta na suíte da dupla.

O filme vai muito bem até sua metade, mas quando vai desvendar o mistério da morte da arrumadeira, fica confuso e se perde. Se a dupla de atores dá conta do recado, o mesmo não se pode falar de Alison Lohman. Personagem principal e fundamental na trama, a jornalista não encontra em Alison a força e carisma necessário para o andamento do filme. Ela é uma jovem atriz de talento, mas está equivocadamente escalada, neste complexo personagem, o filme empaca nela.

Egoyan é um diretor muito elogiado, que sempre faz muito sucesso nos festivais em que um filme seu participa. Para mim, ainda falta uma obra à altura dos elogios que recebe.

4 comentários:

  1. A Alison não está bem no filme? Puxa, eu gostei demais dela tanto em DEIXE-ME VIVER quanto em OS VIGARISTAS. Até achei que ela faria mais sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Vamos dizer, que ela seja muito miuda, para personagem estilo gostosona, hehehe.
    Também adorei ela nos filmes que vc citou, e em Peixe Grande também.Acho ela ótima, só que neste filme, não deu liga. Acontece...mesmo com grandes atores.

    ResponderExcluir
  3. Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » » »

    ResponderExcluir